Conhece a Comunidade?

A comunidade é aberta a todos, oferecendo acesso gratuito a conteúdos científicos e eventos para profissionais e interessados na área.

Behavioral and Pharmacotherapy Interventions for Tobacco Smoking Cessation in Adults, Including Pregnant Women: U.S. PreventiveServices Task Force Recommendation Statement

A Força-Tarefa dos Estados Unidos emitiu recomendações importantes sobre intervenções para a cessação do tabagismo, destacando especialmente o grupo das gestantes, em virtude dos riscos adicionais à saúde da mãe e do bebê. O relatório conclui que intervenções comportamentais, como aconselhamento intensivo, são eficazes para ajudar adultos fumantes — incluindo grávidas — a abandonar o cigarro. A recomendação é de grau “A”, indicando forte evidência de benefício. Para gestantes, a interrupção do tabagismo reduz significativamente o risco de parto prematuro, baixo peso ao nascer e outras complicações neonatais.

Apesar dos benefícios claros, o uso de terapias farmacológicas para gestantes ainda exige cautela, devido à ausência de evidência conclusiva sobre sua segurança nesse grupo. Por isso, o foco maior permanece nas estratégias não farmacológicas. Para o público geral, terapias como reposição de nicotina, bupropiona e vareniclina mostraram-se eficazes e são recomendadas, desde que avaliados riscos e benefícios individuais. O relatório reforça a necessidade de políticas públicas de apoio à cessação, treinamentos para profissionais da saúde e acesso facilitado a tratamentos eficazes.

__________________
Fonte: Annals of Internal Medicine • Vol. 163 No. 8 • 20 October 2015: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M15-0171

Faça parte gratuitamente da comunidade para visualizar este conteúdo.