A asma brônquica, ou simplesmente asma, é uma doença pulmonar causada por inflamação crônica que estreita, e até obstrui, as vias aéreas, resultando em dificuldades respiratórias.
A doença está relacionada à interação entre fatores genéticos e ambientais. Pode ser classificada, segundo a apresentação dos sintomas e o número de manifestações, como: intermitente; persistente leve; persistente moderada e persistente grave. É a terceira causa de internação, no Brasil, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sintomas:
- Tosse, acompanhada ou não de catarro, dificuldade respiratória, dor ou ardência no peito e sibilância, que é o chiado característico na respiração. Os sintomas são mais frequentes pela manhã ou à noite. Os sinais aparecem de forma cíclica e em períodos de piora do paciente.
Tratamento:
- Quando o paciente é diagnosticado ainda na infância existe mais de 50% de chance da doença desaparecer em dez anos. O estreitamento das vias é, muitas vezes, reversível com a utilização de medicações, sob prescrição médica, como broncodilatadores, antiinflamatórios, tratamento fisioterápico e tratamento de crises. Exercícios respiratórios reexpansivos também podem contribuir para a melhoria do fluxo respiratório e o controle ambiental pode ajudar a evitar o aparecimento de crises.
Medidas para controle ambiental
- Mantenha os ambientes sempre limpos e ventilados, evitando o acúmulo de poeira e umidade em móveis;
- Troque as roupas de cama semanalmente;
- Evite artigos domésticos como bichos de pelúcia e almofadas, travesseiros e edredons que contenham penas;
- Mantenha os animais de estimação fora da casa, principalmente do quarto da pessoa que tenha asma;
- Evite o uso de tapetes, carpetes e cortinas;
- Se você tem asma, não fume e evite o fumo dentro de casa ou ficar perto da fumaça do cigarro;
- Em dias frios, agasalhe-se adequadamente sempre que sair à rua;
- Como a asma também se associa frequentemente a uma série de patologias, tais como rinite, sinusite ou refluxo gastresofágico, o tratamento dessas doenças também é importante para a eficácia no controle da asma.