Combate ao fumo

Porque você precisa parar de fumar

Segundo fontes do Ministério da Saúde do Brasil, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam.

Mais de 200 mil mortes por ano

Segundo o pneumologista Luiz Fernando F. Pereira, integrante da Comissão de Tabagismo da SMPCT, o tabagismo causa mais de 200 mil mortes por ano no Brasil. Ele enumera alguns fatores que explicam por que o fumo faz tão mal à saúde: O cigarro contém mais de 4700 substâncias e a maioria prejudica a saúde. mais de 90% dos fumantes são dependentes da nicotina; o fumo causa 50 doenças, fumar reduz a expectativa de vida em 10 anos. Além disso, fumar é feio, não é mais aceito socialmente e está cada vez mais caro.

O fumo passivo prejudica a saúde

O pneumologista destaca que o fumo passivo também prejudica a saúde. “Ele aumenta o risco de infecções respiratórias, bronquiolite, crises de asma e otite em crianças; aumenta o risco de abortamento, nascimento prematuro ou de baixo peso e morte no período neonatal, causa dor de cabeça, tontura, irritação dos olhos e nariz e aumento de problemas respiratórios. Além disso, aumenta o risco de infarto, derrame e câncer de pulmão.”, destaca.

Pare de fumar e aumente sua expectativa de vida

Dr. Luiz Fernando explica que ao parar de fumar, o indivíduo melhora a capacidade respiratória, cardiovascular e física; há um retardo da arteriosclerose; melhora da pele e cabelo, melhora da capacidade de sentir cheiros (olfato) e do gosto pelos alimentos. Também há redução do risco de desenvolver mais de 10 tipos de câncer, em especial, o câncer de pulmão; redução do risco de angina, infarto, impotência, má circulação e derrame cerebral; redução do risco de doenças respiratórias, em especial a bronquite e o enfisema (DPOC).

E os benefícios não param por aí.

Ao parar de fumar, o indivíduo aumenta sua expectativa de vida em 10 anos, elimina o odor característico do fumante e o mau hálito do tabaco, reduz gastos com saúde, faz economia por não comprar cigarro, melhora sua auto estima, além de ser um grande exemplo para amigos e familiares.

O que é preciso fazer para parar de fumar

Segundo o pneumologista Dr. Luiz Fernando Pereira, o primeiro passo é marcar uma data para cessar o tabagismo.

Outras ações para alcançar esse objetivo são:

Lembre-se que a síndrome de abstinência (falta) do tabaco dura de três a quatro semanas. Neste período, mude rotinas e fuja das situações que aumentam a vontade de fumar. Lembre-se que a fissura não dura mais de cinco minutos. Quando tiver fissura – beba água, caminhe, tente se distrair com trabalho ou lazer.
Se não conseguir parar de fumar sozinho, peça apoio ao seu médico de confiança. Existem medicamentos e programas especializados para ajudar o fumante a cessar o tabagismo.